Manual 07 - Segurança de Autoridade de Registro
Anexo 07.08 – Plano de Continuidade de Negócios de AR
Versão: 1.1 – Agosto/2025
Revisão: 21/08/2025
1. Introdução
O Plano de Continuidade de Negócios (PCN) é parte integrante do dossiê de segurança da Autoridade de Registro (AR), e tem o objetivo de criar diretrizes para que as equipes envolvidas saibam como manter em funcionamento os serviços e processos críticos que envolvem o processo de emissão de certificados digitais, em situações de emergência.
Este PCN contempla as políticas que devem ser seguidas pelas ARs vinculadas à Safeweb, na eventualidade de uma interrupção nas suas operações de negócios e que, como consequência, seja necessária a declaração e operação em contingência. Ele deve ser implementado/atualizado e testado, pelo menos uma vez por ano, para garantir a continuidade dos serviços críticos ao negócio.
Cenários previstos:
- Invasão do sistema e da rede interna da entidade e incidentes de segurança física e lógica:
- Indisponibilidade da Internet
- Indisponibilidade da máquina habilitada para emissão
- Comprometimento da informação
- Perda do certificado de AGR
- Indisponibilidade da AR / Locais de Atendimento
IMPORTANTE: É obrigatório que exista uma cópia deste documento armazenada em local seguro, em poder do coordenador/responsável da AR.
2. Áreas Envolvidas e Responsabilidades
As áreas envolvidas na contingência de uma AR são:
- Coordenador e/ou Responsável da AR
- Suporte Técnico da Autoridade de Registro
- Atendimento AC
Ao Coordenador/Responsável e Suporte Técnico da AR caberá:
- Prestar atendimento aos clientes afetados pela contingência
- Atuar como ponto inicial de informações
- Reportar-se às equipes envolvidas conforme previsto neste PCN
- Acionar o Atendimento AC quando previsto
- Realizar os procedimentos necessários para apuração dos fatos e recuperação das atividades
- Fazer relatórios e encaminhá-los ao Atendimento AC
3. Planos de Ação de Resposta a Incidentes e Contingência
Devem ser acionados em situações de contingência e prevêem tratamento para:
- Comprometimento de controle de segurança
- Notificação à comunidade de usuários
- Revogação de certificados afetados
- Procedimentos para interrupção/suspensão de serviços e investigação
- Análise e monitoramento de trilhas de auditoria
- Relacionamento com público e meios de comunicação
3.1 Fase de Resposta a Incidentes
- Avaliar danos
- Estimar prazo de retorno
- Notificar Safeweb
- Decidir sobre declarar contingência
- Elaborar relatório final
3.2 Fase de Contingência
- Analisar ocorrências e danos
- Definir procedimentos do coordenador/responsável
- Levantar prazo de retorno
- Emitir relatórios com soluções aplicadas
- Finalizar processos
4. Situações e Procedimentos da Fase de Contingência
4.1 Invasão do sistema e incidentes de segurança
4.1.1 Indisponibilidade da Internet
Procedimentos em caso de falha de telecom, energia ou servidores da AC.
4.1.2 Indisponibilidade da máquina habilitada
Procedimentos para defeito no equipamento, software ou furto/perda.
4.1.3 Comprometimento da informação
Procedimentos para furto/perda de equipamentos, mídias ou documentos.
4.1.4 Perda do certificado de AGR
Revogar imediatamente e emitir novo certificado e-CPF A3.
4.1.5 Indisponibilidade da AR / Locais de Atendimento
Acionar equipes de emergência, retirar e guardar equipamentos em local seguro.
5. Análise das Ocorrências Recebidas
A equipe da Safeweb analisa os danos e orienta a AR sobre os procedimentos, finalizando os processos com relatórios e soluções aplicadas.
6. Teste de Contingência – “Disaster Recovery”
O teste é obrigatório e deve ser realizado anualmente. A Safeweb disponibiliza formulário específico “Anexo 07.08a_Relatório de Teste de Contingência”, arquivado junto ao dossiê de segurança da AR.
Anexo A – Estrutura das Equipes Envolvidas
Contatos da Autoridade de Registro
Coordenador/Responsável: Alan Mendes – (34) 9996-85125 – arxsolucoesx@gmail.com
Agente de Registro: Amanda Kemy Kataoka – (34) 9886-13407 – arsolucoesx@gmail.com
Suporte Técnico da AR: Safeweb – (51) 3018-0300 – suportetecnicoac@safeweb.com.br
Contato Safeweb
Atendimento AC: (51) 3018.0300 / 0800 728 5900 – atendimentoac@safeweb.com.br